Frases motivacionais

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." - Horácio

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." - Henry Ford

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." - Eleanor Roosevelt

sábado, 16 de outubro de 2010

[Trabalho em Equipe] Há fofoqueiros trabalhando com você?

Nos dicionários a definição da palavra fofoca enfatiza "uma afirmação não baseada em fatos concretos com a intenção de enganar ou transmitir falsa impressão de uma pessoa, algum acontecimento ou fato ocorrido". Os estudiosos dos problemas da administração moderna são favoráveis à concepção de que inseridos em uma organização, o fofoqueiro pode paralisar o desempenho e ameaçar potencialmente a sobrevivência das relações de uma equipe.

Informações ilícitas - A rede de conversas será contaminada com assuntos negativos, quando há existência de fofoca, pois pessoas de má índole podem utilizar informações para obter de maneira ilícia a ascensão das suas atividades, e utilizar esta mensagem para extinguir, suprimir e abolir a imagem profissional de um colaborador diante da gerência ou de um cliente da empresa. É importante compreender que a fofoca faz com que a relação entre as pessoas, venha a sofrer atritos pela rapidez e velocidade que é transmitida através dos contatos e dos mais diversos meios de comunicação existentes. Observe que na prática, a sobrevivência de um profissional pode ser abalada com pessoas que constantemente entram na sala e dizem: Sabem da última?

Confiança abalada - Durante seu expediente, você recebe uma informação sobre um colega de trabalho e evita passar adiante, pois tem dúvida e suspeita da sua veracidade. O que você ganha com esta atitude? A resposta é única: credibilidade. O profissional de destaque no período contemporâneo compreende que a fofoca dificilmente tem um escopo construtivo, educativo e faz com que a confiança seja abalada. É preciso desenvolver sinais de alerta e apontar um equívoco cometido, indicando onde é possível melhorar um relacionamento, inibindo a multiplicação da fofoca e integrando princípios de valorização, respeito e reconhecimento. Líderes e liderados têm a confiança abalada quando lançam a semente da fofoca e colhem frutos amargos que destroem a eficácia do ambiente de trabalho.

Em período de competitividade intensa e do foco constante em inovação, o tempo desperdiçado e inutilizado com uma fofoca, poderia ser perfeitamente utilizado para gerar energia positiva para novos negócios e projetos. O desempenho de um exímio profissional, indiferente da sua área de atuação, pode ser inferior ao normalmente realizado, quando percebe que há pessoas comentando negativamente sobre o seu comportamento. Quando um líder consegue identificar e isolar uma fofoca possibilita aferir melhores resultados e entrega a sua equipe, a oportunidade de reter talentos humanos, valorizar a cooperação e estimular a proeminência do companheirismo.


Texto: Dalmir Sant Anna

3 comentários:

  1. É mais do que provado que uma pessoa com o perfil de "fofoqueiro" não é nem um pouco profissional ou nem mesmo respeita o seu colega. Este tipo de atitude pode não só atrapalhar o bom andamento da área mas também gerar uma grande confusão onde provavelmente existia.

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  2. Nossa essa materia é muito boa principalmente para incentivar aos fofoqueiros de plantão a parar de fofocar e sim trabalhar mais criar mais, a fofoca tem um poder tão grande dentro de uma organização que ela pode destruir o amiente de trabalho e atrapalhar no desenvolvimento das tarefas ou seja fica de responsabilidade do gerente ou diretor da organização investigar pessoas dessa indole "fofoqueira".

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  3. Todo mundo tem um pouco de fofoqueiro e gosta de fazer um ou outro comentário sobre outra pessoa, isso faz parte do comportamento humano e até certo ponto é até saudável.

    O problema é quando toda uma organização está tão afundada nessa atmosfera que a qualidade e produção são afetadas por comentários maldosos. Se as coisas chegarem nesse patamar, a responasbilidade é da organização, que permite que crie-se esse tipo de ambiente.

    Cabe à empresa impor os limites, assumir uma postura séria e aplicar medidas severas em casos extremos. A tendência é que os colaboradores sigam a visão adotada pela alta direção, e ajam com mais sobriedade.

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