Frases motivacionais

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." - Horácio

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." - Henry Ford

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." - Eleanor Roosevelt

sábado, 16 de outubro de 2010

[Motivação] Pesquisa aponta que motivação influi nos resultados das empresas

A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou um estudo de eficácia organizacional e identificou que oportunidades de carreira oferecidas aos funcionários são fundamentais para gerar motivação e uma série de outros fatores relacionados ao desempenho da organização e a retenção de talentos, além de melhorar a produtividade.

Segundo Elaine Saad, country manager da Right Management para América Latina, desenvolver um talento não requer apenas preparar os funcionários para o bom desempenho. “O desenvolvimento de oportunidades na carreira inspira o colaborador a dar o melhor de si e a usar todos os seus recursos e habilidades, o que, consequentemente, eleva o nível de desempenho organizacional”, afirma a executiva. “Hoje em dia as exigências dos profissionais estão ligadas aos desafios que recebem no trabalho. Eles querem sentir que contribuem de maneira importante para o sucesso da organização”.

Na pesquisa, realizada com 28 mil profissionais, de 10 segmentos de atuação, em 15 países, apenas 34% dos entrevistados declararam estar plenamente motivados com seu trabalho e a organização a que pertencem. Ainda segundo o estudo, as empresas que oferecem oportunidades de carreira são seis vezes mais propensas a motivar seus funcionários do que aquelas que não oferecem; quase 2,5 vezes mais inclinadas a serem produtivas e quatro vezes menos sujeitas a perder talentos.

A pesquisa também identificou que as organizações consideradas com melhor desempenho estão quase três vezes mais inclinadas a criar oportunidades de desenvolvimento de carreira do que as classificadas abaixo da média. Uma das principais conclusões do levantamento é que as empresas que não motivam seus funcionários, dificilmente renderão tudo o que podem. “Na verdade, arriscam-se a perder seus funcionários mais talentosos, sua capacidade de reagir com rapidez e eficácia às mudanças do mercado e sua margem competitiva”, ressalta Elaine.

Outro estudo
Os resultados vão ao encontro de outra pesquisa que a Conference Board realizou e que apontou que a satisfação no trabalho caiu 16% nas últimas duas décadas, com um quarto deste declínio (cerca de 4%) ocorrendo apenas em 2008. Elaine Saad adverte que oferecer oportunidades de carreira não é uma fórmula mágica para os desafios de motivação. “Este é um tema complexo que exige providências em várias frentes, mas iniciativas de aprendizado e desenvolvimento podem dar uma contribuição importante para promover a permanência e a produtividade de um colaborador”.

Na pesquisa da Right, estimular os funcionários a assumir responsabilidade pelo seu trabalho, promover o desenvolvimento que propicie uma melhor atuaçao e mostrar-lhes como podem progredir na organização surgem como os três maiores fatores de impulso do aprendizado e desenvolvimento.

Fonte: administradores.com.br

4 comentários:

  1. Esta materia é muito boa pois quem sabe assim essas informações corra rapido diretamente aos ouvidos de gestores e diretores de empresas que não valorizam seu funcionario, ou até mesmo desconhece na verdade sua capacidade de progredir profissionalmente assim levando junto a ser valorizada a empresa do qual faz parte.

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  2. Gostei das abordagens e levantamentos sobre a motivação. E concordo que motivação ainda encontra-se numa fase pré-paradigmática. Poucas pequisas têm sido feitas nessa àrea.A pesquisa, embora sucinta, mostra a influência direta da motivação na produtividade dos colaboradores e consequentemente na eficiência da empresa. Ainda aponta que cada indivíduo tem suas expectativas e necessidades e ainda assim dependendo do momento em que estão vivendo.
    O que podemos concluir é que a motivação não pode ser explicada apenas com o aglomerado de teorias existentes, pois até mesmo essas divergem as conclusões entre si em algum momento. De nada adiantará as organizações investirem em altas tecnologias para obterem resultados e tão pouco poderão pensar em adotar métodos e filosofias de trabalho tentando obter resultados positivos se não investirem no principal “recurso”: O colaborador. Esse deve estar em permanente estado de contentamento, daí a necessidade de cada vez mais as empresas adotarem o modelo de RH estratégico e não somente operacional.

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  3. Muito bom saber que o tema motivação está cada vez mais em voga, o importante agora é que esse tipo de pesquisa seja cada vez mais divulgado e seguida.

    As organizações precisam entender de uma vez que o que realmente motiva o ser humano não são simples promoções e aumentos de salários, apesar de terem sua importância, e sim desafios reais que o estimule a dar o melhor de si.

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  4. A palavra motivação em uma organização é muito discutida, pois mesmo com muitas pesquisas que mostram a real necessidade de motivar os colaboradores muitas Cias não interessam pelo tema... Apesar também de existir o outro lado que é aquele colaborador acomodado que não busca a motivação e quer da empresa o reconhecimento.

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