Frases motivacionais

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." - Horácio

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." - Henry Ford

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." - Eleanor Roosevelt

sábado, 16 de outubro de 2010

[Trabalho em Equipe] Quatro dicas para estimular o trabalho em equipe


O trabalho em equipe é uma necessidade indiferente do tamanho da organização, da localização, estado ou mesmo do número de colaboradores. É valorizado por permitir interatividade, estimular a criatividade, o crescimento coletivo e união no cumprimento de metas e objetivos. Para contribuir com o desempenho coletivo, coloquem em prática as quatro dicas e perceba mudanças significativas no rendimento da sua equipe.

Saiba ouvir – Respeitar a opinião dos seus companheiros de trabalho é uma tarefa que irá possibilitar reconhecimento e valorização. Idéias sensacionais podem surgir na medida em que você permite ouvir novas idéias e perceber que estas contribuições podem melhorar e aperfeiçoar a idéia inicial.

Partilhar problemas – Permita que um problema seja resolvido em conjunto e em diálogo aberto e franco. É horrível saber que há pessoas que ficam pelos corredores comentando assuntos que deixaram de falar durante uma reunião. Seja franco e transparente e mostre que a humildade é uma virtude dos grandes profissionais.

Pensamento oposto – Pessoas têm comportamentos, atitudes e pensamentos diferentes aos seus e neste sentido é preciso ser compreensível e entender que nem sempre seus companheiros de trabalho podem executar uma tarefa como você gostaria. Se as opiniões são divergentes, busque apresentar suas opiniões e sugestões mantendo controle emocional.

Contribuir positivamente - Sempre que possível ajude um colega que está precisando. Pode parecer simples, mas é sensacional contar com uma mão amiga quando estamos precisando concluir uma tarefa. Trabalhar em equipe requer comprometimento, coragem e determinação. Sua ajuda pode ser através de palavras ou atitudes positivas de reconhecimento e valorização.

Lembre que você passa grande parte do seu dia trabalhando e nada melhor do que realizar suas atividades contando com pessoas que talvez tenham pensamentos opostos aos seus, entretanto não sintam vontade de remar para o lado contrário ao seu. A união permite conhecer as fraquezas e as virtudes de uma equipe de trabalho vitoriosa.

Texto: Dalmir Sant´Anna

3 comentários:

  1. Esse assunto deve ser dividido entre toda equipe, os gestores precisam também ter o habito de trabalhar com os demais colaboradores... é muito importante o trabalho em equipe.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho em equipe deve também ser incentivado dentro da empresa impor metas e objetivos é importante mas também o bom reconhecimento é fundamental para a motivação.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida as equipes são formadas por personalidades diversas, mas isso torna-se um diferencial positivo quando os colaboradores estão identificados com as metas da organização, pois dessa forma eles passam a enxergar essas metas como suas próprias, e o objetivo comum é o que norteia suas ações.

    ResponderExcluir