Frases motivacionais

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." - Horácio

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." - Henry Ford

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." - Eleanor Roosevelt

sábado, 16 de outubro de 2010

[Trabalho em Equipe] Como melhorar o trabalho em equipe

Conheça os oito aspectos dessa forma de trabalho que, apesar de ser mais produtiva, também é desafiadora

Quem trabalha com treinamentos voltados para o tema trabalho em equipe depara-se com as chamadas queixas prontas: os funcionários reclamam que é muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. Esse cenário é relatado pela instrutora da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) Ana Maria Ferraz de Campos. Acompanhe os sete aspectos que ela identifica como os que mais influenciam no trabalho em equipe:


1) Comunicação: Ela aponta a comunicação deficiente e ineficaz como o maior e o mais forte dos impedimentos para que o trabalho em equipe flua bem. Segundo Ana Maria, os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas.


2) Diversidade: Ana Maria acredita que é preciso ter um olhar especial para fazer com que a diversidade garanta à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Segundo ela, um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo.

3) Comportamentos: Entre os comportamentos mais comuns no grupo, Ana exemplifica que alguns gostam de ler ou de pesquisar. Outros têm muitas ideias. Há aqueles que preferem ir diretamente à ação. Alguns planejam antes de agir e outros ainda se divertem com a experimentação. Há os que dirigem trabalhos, enquanto outros otimizam dados, cuidando de resumos. Alguns odeiam ficar em longas conversas enquanto os colegas preferem compartilhar sua forma de pensar.


4) Competências: Nas empresas, as áreas competentes podem produzir os resultados necessários para complementar um projeto ou lançar um produto. Uma boa equipe trabalha com respeito mútuo, cooperação, confiança, compartilhamento, disposição e boa vontade, além de flexibilidade.


5) Sucesso: O sucesso de uma equipe depende de metas claras e de liderança para criar motivação. Isso é o que distingue uma equipe de simplesmente um grupo. Trabalhar em equipe é o meio mais adequado para se obter resultados mais ricos. Mentes unidas em direção a uma solução geram produção de ideias que uma só pessoa em sua área, ainda que com muito conhecimento, nem sempre consegue desenvolver e executar sem ajuda.

6) Tarefas:
As equipes bem organizadas dividem tarefas: cada pessoa executa parte do processo e informa entre todos por onde caminham. Alinhada, a equipe não desperdiça energia. Estabelece missão, propósito, garante sinergia e ações coerentes. A visão compartilhada permite que cada qual mantenha sua própria visão sem que haja prejuízo dos interesses pessoais e os esforços se complementam.


7) Reuniões: Reuniões em que muitas ideias são lançadas sem uma meta comum podem durar horas, sem que se chegue a uma conclusão. Para que isso não aconteça, é preciso manter em mente o foco e o propósito da reunião.


8) Inimigos: Preconceitos, estrelismos, falta de domínio pessoal e gerências centralizadoras são inimigos da formação e do desenvolvimento das equipes. Bons exemplos disso são os times esportivos em que posições definidas se complementam e agregam valor à equipe, ao mesmo tempo em que os talentos individuais continuam prevalentes. Há uma linha comum e a integração acontece, permitindo destaques ao longo do processo, tendo a harmonia garantida.

Fonte: economia.ig.com.br/carreiras

2 comentários:

  1. Essas dicas acima são de grande importancia principalmente para individuos que não se integram em trabalhos conjuntos ou seja existe n maneiras para se poder ter um resultado legal nos trabalhos em equipe.

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  2. Comunicação: de fato, as personalidades diversas podem atrapalhar na efetiva comunicação. Para isso, a organização pode estabelecer parâmetros a serem seguidos por todos.

    Diversidade e comportamentos: deve ser descoberto e aproveitado o talento de cada um, todos são bons em alguma coisa, isso deve ser explorado.

    Tarefas: o monopólio do serviço ainda é um grande problema das empresas, muitas vezes essa dificuldade é criada não pelos funcionários, mas pela correria do dia a dia. Se a empresa tiver uma boa política e planejamento, o conhecimento pode ser priorizado e dividido entre todos.

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