Frases motivacionais

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." - Horácio

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." - Henry Ford

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." - Eleanor Roosevelt

sábado, 16 de outubro de 2010

[Socialização] Métodos De Socialização Organizacional

As organizações precisam promover a socialização de seus novos membros e integrá-los adequadamente em sua forma de trabalho. Em algumas delas, a socialização é contundente, como o trote dos calouros nas escolas e universidades. Nas empresas em geral, a socialização visa criar um ambiente imediato de trabalho favorável e receptivo durante a fase inicial do emprego. Ninguém é jogado na cova dos leões para se defender por si próprio em um ambiente desfavorável. Pelo contrário, a socialização quer aplainar o caminho.

Os métodos de socialização organizacionais mais utilizados são os seguintes:

1. Processo Seletivo:
A socialização tem início na entrevista de seleção através da qual o candidato fica conhecendo o seu futuro ambiente de trabalho, a cultura predominante na organização, os colegas de trabalho, as atividades desenvolvidas, os desafios e recompensas em vista, o gerente e o estilo da administração 
existente, etc. Antes mesmo do candidato ser aprovado, o processo seletivo permite que ele obtenha informações e veja com seus próprios olhos como funciona a organização e como se comportam as pessoas que nela convivem.
2. Conteúdo do cargo: O novo funcionário deve receber tarefas suficientemente solicitadoras e capazes de proporcionar-lhe sucesso no início de sua carreira na organização, para depois receber tarefas gradativamente mais complicadas e crescentemente desafiadoras. Os novos empregados que recebem tarefas relativamente solicitadoras estão mais preparados para desempenhar as tarefas posteriores com mais sucesso. Com isso, os empregados principiantes tendem a internalizar altos padrões de desempenho e expectativas positivas a respeito de recompensas resultantes do desempenho excelente. Quando os principiantes são colocados em tarefas inicialmente fáceis, não têm chance de experimentar o sucesso e nem a motivação dele decorrente.
3. Supervisor como tutor: O novo funcionário pode ligar-se a um tutor capaz de cuidar de sua integração na organização. Para os novos empregados, o supervisor representa o ponto de ligação com a organização e a imagem da empresa. O supervisor deve cuidar dos novos funcionários como um verdadeiro tutor, que os acompanha e orienta durante o período inicial na organização. Se o supervisor realiza um bom trabalho neste sentido, a organização tende a ser vista de forma positiva.
4. Grupo de trabalho:
O grupo de trabalho pode desempenhar um papel importante na socialização dos novos empregados. A integração do novo funcionário deve ser atribuída a um grupo de trabalho que possa provocar nele um impacto positivo e duradouro. A aceitação grupal é fonte crucial de satisfação das necessidades sociais. Além disso, os grupos de trabalho têm uma forte influência sobre as crenças a atitudes dos indivíduos a respeito da organização e de como eles devem se comportar.
5. Programa de integração: É um programa formal e intensivo de treinamento inicial destinado aos novos membros da organização para familiarizá-los com a linguagem usual da organização, com os usos e costumes internos (cultura organizacional), a estrutura de organização (as áreas ou departamentos existentes), os principais produtos e serviços, a missão da organização e os objetivos organizacionais etc. Sua finalidade é fazer com que o novo participante aprenda e incorpore os valores, normas e padrões de comportamento que a organização considera imprescindíveis e relevante para um bom desempenho em seus quadros.

O programa de integração procura fazer com que o novo participante assimile de maneira intensiva e rápida, em uma situação real ou de laboratório, a cultura da organização e se comporte daí para frente como um membro que veste definitivamente a camisa da organização. Em algumas organizações, os programas de integração são totalmente desenvolvidos pelo órgão de treinamento, enquanto em outras são coordenados pelo órgão de treinamento e executados por gerentes de linha nos diversos assuntos abordados.

São programas que duram de um a cinco dias, dependendo da intensidade de socialização que a organização pretende imprimir, mas que depois contam com um acompanhamento, em médio prazo, do novo participante pelo gerente ou supervisor que funcionam como seus tutores e que se responsabilizam pela avaliação de seu desempenho.

Nos casos em que o novo membro ocupa posição de destaque, em níveis de gerência ou direção, o programa de integração pode durar meses, com uma agenda que programa sua permanência nas diversas áreas ou departamentos da organização com um tutor permanente (seu gerente ou diretor) e um tutor específico para cada área ou departamento envolvido na agenda.

Quase sempre, o novo funcionário recebe um manual com informações básicas para sua integração na organização.

A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e de boas-vindas aos novos participantes. Na realidade, a socialização representa uma etapa de iniciação particularmente importante para moldar um bom relacionamento em longo prazo entre o indivíduo e a organização. Mais: ela funciona como elemento de fixação e manutenção da cultura organizacional.

2 comentários:

  1. A socialização do novo funcionário é crucial para que ele passe a se identificar desde o princípio a cultura da organização.

    A maioria das empresas atualmente promovem uma espécie de ambientação para apresentar o perfil da empresa ao novo colaborador.

    A posição do encarregado direto também é muito importante. Ele deve procurar assumir uma postura o mais solidária possível, mesmo que as exigências do dia a dia não permitam isso 100%.

    O grupo de trabalho deve possibilitar a integração do novo colega, agindo com espírito afetuoso e amigável, afinal de contas o novo colaborador está chegando para auxiliá-los e ajudar o grupo a crescer.

    As empresas devem procurar tornar a entrada dos colaboradores em seus ambientes o mais saudável e estimulante possível, pois assim terá um funcionário mais motivado desde o princípio

    ResponderExcluir
  2. A primeira impressão é a que fica de uma pessoa quanto a adimisão é de muita importancia a socialização dentro da organização para que o coloborador se sinta bem no ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir