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sábado, 16 de outubro de 2010

[Socialização] Como estimular a integração entre departamentos?

Quando se fala em estimular a integração entre funcionários, logo vem à mente a ideia de trabalhar com profissionais que atuam numa mesma equipe. No entanto, uma organização sempre é formada por mais de um departamento e todas as pessoas que nela trabalham somam esforços para dar vida ao negócio. Mas por que a integração entre departamentos é importante?

Tomemos como exemplo um gerente que solicita a um office-boy que tire dez cópias de um relatório que ele apresentará durante uma reunião. Faltam apenas 30 minutos para o início da sua apresentação, e o office-boy demora cerca de uma hora, e quando retorna para entregar as cópias a reunião já começou. Ele recebe uma advertência por não ser ágil na tarefa que lhe foi incumbida. Mas o gestor não imagina que o diretor da empresa também precisava de cópias urgentes e para completar, das cinco máquinas do setor de cópias, apenas três estavam funcionando. As outras se encontravam em manutenção.

Esse é um exemplo simples, masque ocorre com frequência porque muitos profissionais só sabem o que ocorre no departamento em que atuam. Não é errado conhecer bem o setor em que atuamos. Mas para que a organização conte com uma boa engrenagem é preciso que todos os colaboradores tenham, ao menos, uma noção do todo. Isso evita, por exemplo, que um departamento boicote o outro por desentendimentos que poderiam ter sido evitados. Abaixo, listo algumas dicas para estimular a integração entre os setores de uma organização.

1 - Quando ocorrerem contratações na companhia, a integração não deve ficar restrita apenas ao setor em que a pessoa irá atuar.

2 - Aproveite o momento de integrar os novatos, para convidar alguns profissionais de áreas distintas para acompanhar o processo de familiarização.

3 - Para valorizar a integração entre setores, a empresa pode elaborar uma cartilha básica que além de constar os valores, a missão e a visão da companhia corporativa, também seja reservado um espaço para divulgar a estrutura da companhia..

4 - Os canais de comunicação interna são fortes aliados na integração entre setores. Através deles é possível informar oficialmente que um determinado departamento passará por reformas.

5 - Quando um setor tiver a reforma concluída, divida a conquista com os demais funcionários de outras áreas. Visitas agendadas serão sempre bem-vindas e evitará que as atividades sejam prejudicadas.

6 - Durante eventos comemorativos, a área de Recursos Humanos pode convidar colaboradores para falarem um pouco sobre os setores que atuam, pois assim os profissionais que trabalham no 10º andar terão a oportunidade de conhecer, por exemplo, como funciona um setor localizado no 2º andar.

7 - Ainda nos eventos comemorativos, estimule atividades que animem os funcionários. É interessante que durante uma brincadeira sejam formados grupos compostos por pessoas de setores diferentes e que nunca tiveram a oportunidade de se cumprimentarem.

8 - Uma ação simples que gera efeitos positivos é a criação de uma caixa de sugestões, que deve ficar em um local de grande circulação.

9 - A área de RH precisa manter suas portas abertas, para que colaboradores obtenham respostas. E quando alguém pedir uma informação sobre outro setor, o RH pode aproveitar a oportunidade para falar sobre outras atribuições do setor que é foco da conversa.

10 - Existe uma ótima ferramenta para estreitar a relação entre departamentos: o job rotation - que compreende um processo de remanejamento ou redimensionamento das lotações internas da empresa,m possibilitando aos colaboradores se familiarizarem com outras atividades.

Fonte: carreiras.empregos.com.br

3 comentários:

  1. Acho muito importante a integração entre áreas, pois uma empresa nunca se trabalha sozinho.. você sempre vai precisar de alguém para alguma informação/dicas/resultados, etc...

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  2. Concerteza a empresa não funciona num setor só ou seja todos os setores são importantes para que a empresa siga corretamente seus passos e para que isso aconteça as empresas precisam de colaboradores capacitados para estar auxiliando as pessoas novatas para que todos possam trabalhar melhor e assim evitar falhas e conflitos na comunicação.

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  3. A melhor maneira de estimular o conhecimento entre os departamentos é promover rodízios entre os setores, permitindo que os colaboradores estejam familizarizados com a natureza das outras funções.

    Dessa forma, eles saberão de que forma seu trabalho impacta o serviço alheio.

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