Frases motivacionais

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." - Horácio

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." - Henry Ford

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." - Eleanor Roosevelt

sábado, 16 de outubro de 2010

[Motivação] FONTE OU POÇO?

A nossa motivação pode ser comparada a uma fonte ou a um poço. Você já teve a oportunidade de ver e observar estes dois? A Fonte significa nascente de água, e a água representa a nossa própria sobrevivência. Está em constante movimento e a cada momento se renova. Em contrapartida, o poço nada mais é que uma cavidade funda que serve para atingir a água, somente funciona como um reservatório, o seu conteúdo fica parado.

Como será que sou? Será que estou simplesmente guardando a motivação dentro de mim, utilizando-a apenas como geradora de vida? Vivo um dia após o outro, sem me importar em crescer, em atingir o meu êxito. Espero sempre que algo novo aconteça para que as minhas águas (motivação) seja agitada. Dependo 100% dos outros, não tenho vida própria, movimento próprio. Ou será que dentro de mim flui uma fonte de inovação, motivação, busca de satisfação pessoal?

É importante deixarmos fluir e crescer dentro de nós mesmos esta fonte, pois servirá de origem, causa para obtermos o que queremos. Além do mais, ser fonte é estar sempre transmitindo para o outro um pouco de nosso saber, da nossa alegria, da nossa vontade, do nosso entusiasmo, do nosso amor (coisa que está tão difícil encontrar em nossas relações, principalmente no ambiente de trabalho). Você não ficará com suas qualidades apenas para si mesmo, todos que estiverem ao seu redor receberá um pouco desta água, desta motivação. Não podemos ver o que faz brotar a água, mas o importante é que ela nasce e se espalha. Assim deverá ser nossa vida, não esperarmos que algo visível aconteça para transmitir ao próximo. Sejamos pró-ativos, busquemos coisas novas para que faça fluir coisas novas.

AGRADECER:
Você agradece, olhando nos olhos de seus colaboradores, por eles estarem o ajudando? Você já falou Obrigado hoje? Usar um "muito obrigado" não lhe deixará menor e nem maior que ninguém, mas será o veículo que impulsionará um ambiente agradável.

Experimente fazer isso, principalmente com aquela pessoa que é mais desagradável e que nunca lhe agradeceu por coisa alguma. Tente lançar uma porção de "água nova" nesta pessoa, mostre-a que você é capaz de inovar. Talvez é isso que está faltando, alguém que possa movimentar e sacudir as águas que estão paradas no poço que se transformou a vida dela. Você começará a mudar a forma de resposta de sua equipe.

Texto de Patrícia Coelho

Frase do mês: "É impossível haver progresso sem mudança e, quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma." - George Bernard Shaw 

Fonte: www.secretariando.com.br/motivacao (Publicado em 16/10/10)

2 comentários:

  1. Tratarmos bem as pessoas ao nosso redor é muito significativo saber valorizar um ato de bondade de ajuda ou seja tratar as pessoas com respeito vai também do valor de cada um as vezes por motivos pessoais tratamos mal as pessoas ao nosso redor isso é muito desastroso pois a pessoa tratada irá fazer um pré julgamento seu então devemos tratar as pessoas como gostariamos se sermos tratados.

    ResponderExcluir
  2. Ótima analogia, é bom que a motivação seja enxergada como uma fonte, capaz de espalhar aos outros o que há de melhor em nós, e não guardada e estagnada como a água de um poço.

    ResponderExcluir