Frases motivacionais

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." - Horácio

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." - Henry Ford

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." - Eleanor Roosevelt

domingo, 17 de outubro de 2010

Inovação


 
Inovação
  A revista Época Negócios de setembro traz na capa "O Segredo dos Inovadores". A matéria fala sobre um ranking com as 20 empresas que mais inovam no Brasil.  
  O segredo das campeãs é baseado em características como: Criatividade + Liderança +  Cultura + Colaboração + Disciplina e Persistência.
 
  Considerada como a empresa mais inovadora do Brasil, uma das referências no processo de inovação é a Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul. A criatividade é estimulada através de grupos de idéias, workshops, parceria com universidades e espaço de sugestões na intranet.
 
  Apenas como exemplo, a revista também cita o caso de sucesso com repercussão principalmente em mídias digitais que é o da Tecnisa. Um de seus diferenciais? Ser a primeira construtora a vender um imóvel pela internet. O corretor mostrou o apartamento através do seu Iphone para o cliente que fechou o negócio diretamente pela web.
Hoje a empresa tem um time de 42 corretores exclusivos para a internet. Resultado: atualmente 33% das vendas começam na rede.
 
  Como gestores devemos nos perguntar: o quanto estimulamos nossa equipe a colocar em prática a criatividade? Propiciamos abertura para essa dinâmica?
 
  Como colaboradores, fica o questionamento: qual a sua taxa de contribuição com novas idéias?
 
  Essa é uma prática que deve sempre ser incentivada por cada equipe. Porém, de nada adianta a abertura para novas idéias, se o grupo não tem estabelecido processos para essas inovações estratégicas. É preciso que tudo esteja amarrado e organizado dentro de um contexto.Sabemos que dentro da nossa companhia as idéias não passam necessariamente pela criação de um seguro inovador no mercado, um produto diferenciado para o cliente, ou algo semelhante. Porém, todos devem estar conscientes de que as inovações surgidas "dentro de casa" são muito bem vindas para que o produto final chegue diferenciado ao consumidor.  
  Assim, aproveitando que estamos em fase de planejamento estratégico e orçamentário, convido a todos a refletir sobre o tema e sugerir a sua "inovação". Almejar novas idéias não custa caro, aliás, custa a mesma coisa.
 
O blog pode ser uma boa ferramenta para expor suas idéias.
 
Participe!
 
Fonte: Revista Época Negócios
- As Inovadoras -

4 comentários:

  1. Vocês devem notar o quanto nos interessamos pelo tema "inovação". Acredito que nosso crescimento e evolução passam sempre por esse conceito.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida a Whirlpool e a Tecnisa são exemplos para nós, tendo em vista que a base de nosso trabalho é a inovação.

    Que bom que essa corrente está sendo compartilhada por muitas empresas, é o caminho da modernidade!

    ResponderExcluir
  3. Isto serve de exemplo para nós deste ramo de inovação criatividade essa informação é muito importante pois ela traz incentivo para o trabalho em equipe e também como os colaboradores das empresas possam estar a cada dia criando coisas modernas juntando a tecnologia com o trabalho na empresa assim facilitando mais conforto para seus clientes.

    ResponderExcluir
  4. A base de sobrevivência e sucesso neste segmento é cada vez mais competitivo, a melhoria da taxa de inovação é fundamental. Para isso, no entanto, é preciso mais ação e menos locução. pois tornam-se necessárias as mudanças dos hábitos tradicionais, muito conservadores e pouco inovadores . Precisam ser criados os ambientes propícios a essa transformação cultural e empresarial para inovar não basta escrever e falar, precisa-se refletir bem e aprimorar cada vez mais seus produtos, requisito este que a Aquática está se superando perante ao mercado.

    ResponderExcluir