Frases motivacionais

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." - Horácio

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." - Henry Ford

"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." - Eleanor Roosevelt

sábado, 16 de outubro de 2010

[Comunicação Empresarial] - Falha na comunicação é principal motivo para fracasso nos projetos

SÃO PAULO – Para 76% das empresas, a falha na comunicação é o principal motivo para os projetos fracassarem. É o que aponta um levantamento realizado pelo PMI (Project Management Institute Brasil), com 300 empresas de grande porte.

Além do problema de comunicação, 71% das empresas citaram o não cumprimento de prazos como fator no fracasso dos projetos. Já 70% culpam as constantes mudanças de escopo.

“O problema de comunicação é antigo, mas está se tornando mais evidente. Não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos, não nos relacionamos bem com todos os perfis existentes num ambiente de projeto. Paradoxalmente, estamos na era da tecnologia, em que todas as informações podem chegar a todos imediatamente, estejam onde estiverem”, explica o diretor do PMI-Rio, Walther Krause.
Perdas dos projetos

O estudo afirma ainda que as empresas que fracassam em um projeto podem perder dinheiro, pois, para 46% dos entrevistados, o investimento foi de R$ 1 milhão a R$ 10 milhões na área de projetos. Entretanto, mesmo com altos valores, 58% das empresas não têm um departamento de gerenciamento de projetos.

Segundo o coordenador-geral da pesquisa, Américo Pinto, um aspecto que merece destaque é a mudança na cultura organizacional das empresas entrevistadas. “Em 2006, 20% das organizações relataram algum nível de resistência interna importante em relação à gestão de projetos. Em 2007, esse número caiu para 17%, o que significa a valorização da gestão de projetos realizada de forma profissional”, revela.
Profissionais especializados

Para evitar perdas financeiras e gasto de tempo na execução de um projeto, é aconselhável que as empresas busquem profissionais qualificados para atuar nesta área. Entretanto, apenas 21% das empresas têm um profissional dedicado para esta finalidade.

“Para evitar desperdícios, orçamentos onerosos e projetos que sempre duram mais tempo do que o previsto, as empresas estão despertando para a importância do desenvolvimento e a capacitação de pessoas qualificadas na gestão de projetos”, declara Pinto.

Em relação à metodologia para gerenciamento de projetos, 53% das empresas disseram que utilizam. Essas metodologias, desenvolvidas por elas mesmas, são mais comuns nos setores de TI (Tecnologia da Informação), Engenharia, Produção e Operação e Recursos Humanos.

As empresas disseram ainda que o maior benefício obtido com gerenciamento de projetos foi o aumento do comprometimento com resultados, apontados por 78%. A pesquisa afirma também que 56% das empresas pretendem implementar escritórios de gerenciamento de projetos.

Fonte: www.uol.com.br (publicado em 19/04/2010 - 15h56)

2 comentários:

  1. Sem duvida nenhuma as empresas tendem a fracassar nos seus projetos e ideias por falta de capacitação no coloborador em lidar com a comunicação as empresas antigamente não lidavam e nem imaginavam para que a comunicação servia, só foi se dar valor mesmo a ela quando historias como essas acima estão relacionadas com a perca até de valorização da empresa ou seja a empresa para que ela consiga alcançar ao sucesso é primordial que ela passe uma imagem clara e honesta da empresa.

    ResponderExcluir
  2. O problema de comunicação sempre foi uma constante nas orgnizações. Este problema só está se tornando mais evidente porque estamos vivendo em plena era do conhecimento, em que as informações estão se tornando um importantíssimo diferencial competitivo.

    A tendência é que a realidade exposta neste artigo seja cada vez mais divulgada, contribuindo assim o surgimento de novas ferramentas e processos voltados à estratégia da informação.

    ResponderExcluir